No Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, sob vaias e petardos atirados sobre os conferencistas, realizou-se a Semana de Arte Moderna – a conhecida Semana de 22. No mesmo local, a exposição de artes plásticas, que aconteceu de 11 a 16 de fevereiro de 1922, reuniu intelectuais em torno de conferências, concertos, recitais e leituras de poemas. Para democratizar a importância histórica e cultural da Semana de Arte Moderna, o projeto ArteSESC – Circuito Nacional de Artes Visuais, expõe, de 14 a 30 de abril, das 9h às 21h, na unidade Sesc Ler Paulo Afonso – BTN II, 48 fotografias que documentam as principais obras modernistas expostas na Semana. No Vernissage da exposição, no dia 13 de abril, do decorrente ano, os convidados presentes poderam apreciar a palestra do profº Kárpio Siqueira, mestre em Literatura, tendo como temática a Semana de 22 e, por fim, se debruçarem com o "Recital Antropofágico do Pau-Brasil" realizado Pela APDT. Paralelo a exposição, acontece a mostra de luminárias artesanais, criada e idealizada por Maurício Mendes, atual presidente da APDT. Era notória a satisfação do público ao ouvirem os poemas recitados pelo o grupo, tais como "Os Sapos" de Manuel Bandeira, "Ode ao Burguês" de Mário de Andrade, dentre muitos outros. Os apaixonados pela a arte desenvolvida pelo o grupo poderão ter o previlégio de assistir esse mesmo recital no encerramento da exposição que realizar-se-á no dia 30/ 04, às 20h, no auditório do SESC Ler. Entrada Franca. Informações: (75) 3282-6377
A APDT (Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro) participou no ano de 2008 do edital para pontos de cultura da Bahia, que são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil organizada e que são selecionadas por um edital público, firmando assim convênio com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e o Ministério da Cultura, para impulsionar ações culturais, envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária.
O Ponto de Cultura “Arte no Ponto” da APDT, que foi uma das entidades selecionadas, irá trabalhar com as manifestações culturais tradicionais existentes no Território de Itaparica, que são as cidades: Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.
Serão desenvolvidas pesquisas sobre as manifestações Culturais, resultando em elaborações de vários documentários em cada cidade do território, além de atividades como: Oficinas de Dança, Percussão e, Mini-cursos para grupos não institucionalizados.
O projeto terá duração de três (03) anos, iniciando agora em 2009, de acordo com o cronograma de atividades, que esta sendo cumprido com trabalhos internos nestes cinco primeiros meses e as atividades externas serão iniciadas em junho.
A APDT, esta buscando parceiros para ampliar as atividades do Ponto e em breve estaremos divulgando o endereço.
No dia 04 de abril de 2009, a Boate Clone Mix, em Aracaju - SE, promoveu o evento "Arabian Night - Ritual dos Deuses", tendo como atração principal os dançarinos de Dança do Ventre da Cia. de Dança Paulo Afonso, companhia integrante da APDT. A dança considerada um ritual sagrado, apesar de suas variações, envolve os dançarinos Aline Cordeiro (Amyrha), Ítalo Victor e Felipe Teixeira de muita sensualidade que, encantam a todos presentes com suas coreografias, reverências e batidas compassadas. O público vibrava a cada entrada, cada movimento, cada batida, cada marcação.
É a APDT, abrindo as portas artísticas de Sergipe!
A Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro - APDT, foi fundada em 22/06/1997, constituindo-se pelas Companhias de Dança e Teatro Paulo Afonso. As companhias existiam desde 95, mas a necessidade da legalização e representação jurídica fez surgir a APDT, com a finalidade de profissionalizar e estruturar os trabalhos desenvolvidos.
Situada ao norte da Bahia, fazendo divisa com Pernambuco, Alagoas e Sergipe, a cidade é um pólo, portanto, ponto de convergência cultural. Com essa iniciativa, pretende-se que a comunidade desenvolva força cultural e intelectual, respaldando assim, o desenvolvimento através da arte.
MISSÃO:
Uma Instituição que promove e desenvolve projetos e ações, à nível nacional, com prioridades artísticas, aliadas a fins sócio-culturais e ambientais.
VISÃO:
Oportunizar, sensibilizar, dinamizar e transformar a sociedade em geral, através do aperfeiçoamento e profissionalização dos artistas e técnicos da cultura, por meio de projetos e ações sócio-culturais e ambientais.